rixa entre facções

Após denúncia, polícia frustra plano de homicídio, prende três e apreende armas e drogas em Santa Maria

Após denúncia, polícia frustra plano de homicídio, prende três e apreende armas e drogas em Santa Maria

Foto: Eduardo Ramos

Em uma ação da Brigada Militar para evitar um homicídio na região oeste de Santa Maria, três jovens, de 19, 20 e 22 anos, foram presos, e um homem de 42 anos foi detido na manhã desta quarta-feira (10).

Conforme a Brigada Militar, a inteligência da corporação recebeu informações, através de uma denúncia anônima, de que quatro integrantes de uma organização criminosa local iriam executar um membro de uma facção rival.

A ocorrência registra que foi relatado que ao menos três suspeitos estariam em um veículo Renault Logan de cor prata, e teriam se deslocado da região norte para a região oeste da cidade, a fim de buscar uma motocicleta que seria utilizada para cometer o crime.

A partir desta denúncia, policiais fizeram buscas, e iniciaram uma força tarefa integrada para organizar operações de inteligência e prevenir o possível homicídio denunciado. O veículo denunciado foi encontrado por volta das 8h desta quarta-feira na Rua Radialista Osvaldo Nobre, Bairro Juscelino Kubitschek, próximo ao quartel do Parque Regional de Manutenção do Exército Brasileiro. 

Na abordagem do veículo, foram identificados os três jovens e um homem que seria o condutor. O jovem de 19 anos era investigado pelos crimes de homicídio doloso, porte ilegal de arma, disparo de arma,  roubo de veículo com morte e latrocínio; e estava foragido do sistema prisional. Com ele foram apreendidas diversas porções de cocaína.

O jovem de 20 anos possuia passagem pela polícia por tráfico de drogas. Já com o jovem de 22 anos foi encontrado uma pistola Bersa calibre 9 mm com 17 munições e numeração raspada, e um carregador com outras 17 munições.  Ele era investigado por roubo a residência com arma de fogo e tráfico de drogas; e teria relatado aos policiais que a motocicleta que eles estavam indo buscar e que seria utilizada na ação criminosa esava em uma borracharia localizada às margens da rodovia BR-287.

Policiais foram até a referida borracharia e localizaram o veículo, uma Honda Twister de cor vermelha com placa falsa. Ao consultar a placa verdadeira, foi constatado que a moto havia sido furtada há cerca de duas semanas na Rua do Acampamento, Bairro Centro. 

Os três jovens foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi registrada a ocorrência. O homem de 42 anos, que conduzia o veículo, foi ouvido e liberado. Após os procedimentos legais, o trio foi conduzido à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). A motocicleta foi apreendida, e deverá ser devolvida ao proprietário.

A ação foi realizada por policiais do 1ª Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) e do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) da Brigada Militar.

Em nota, a Brigada Militar acrescenta que graças a troca de informações foi evitado o homicídio denunciado. A ação ocorreu no contexto da Operação Proscriptus, atua no combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que são os homicídios doloso e culposo, feminicídio, latrocínios, lesão corporal e demais crimes que atentem contra a vida. 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Três presos ficam feridos após confusão em penitenciária de Santa Maria Anterior

Três presos ficam feridos após confusão em penitenciária de Santa Maria

Aluno é flagrado com facão em escola de Santa Maria Próximo

Aluno é flagrado com facão em escola de Santa Maria

Polícia/Segurança